Direito Digital e LGPD
O Direito Digital é o ramo que busca regulamentar as relações jurídicas dentro do ambiente digital. Com o desenvolvimento da tecnologia e da interação online, nasceu a necessidade de se editar normas e regras que regulamentem tais relações, evitando assim práticas lesivas e buscando a interação de forma harmônica. Nossa equipe está preparada para lhe ajudar a encontrar soluções para impasses que envolvam o uso da tecnologia.
Com a popularidade da internet e o uso cada vez mais frequente de redes sociais e aplicativos, inúmeras novas questões jurídicas envolvendo a tecnologia surgiram. Por exemplo: furto de dados, sites falsos, uso indevido de imagem e desrespeito aos direitos autorais.
Conhecida como LGPD, a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados) regulamenta o tratamento de dados pessoais, a qual teve influência direta do GDPR (que é a lei europeia de proteção de dados), inclusive nos meios digitais, com o objetivo de proteger os Direitos Fundamentais de Liberdade e Privacidade. Assim, tal legislação afeta praticamente todas as empresas do Brasil, as quais devem zelar pelos dados próprios e de seus clientes.
Nossa equipe poderá te ajudar com:
- Casos envolvendo o vazamento de informações pessoais como dados e imagens, gerando pedido de indenização por danos morais e materiais;
- Ações relativas a descumprimento da proteção aos direitos autorais;
- Atuação consultiva para empresas que atuam no meio digital, como e-commerces de produtos e serviços;
- Orientação e implementação das novas regras da LGPD e prevenção de riscos advindos das penalidades previstas na lei;
- Compliance com a LGPD bem como com o GDPR nos casos de tratamento internacional de dados;
- Defesa junto à ANPD;
- DPO as a service;
- Fraude digital contra o consumidor como “sites fantasmas”;
- Adequação de contratos para operações no meio digital;
- Crimes cibernéticos.